sábado, 29 de março de 2008

A HIPNOSE DO DIA A DIA


por Renato Liberman


Nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos que elas acontecessem. Sempre fica a pergunta: Onde foi que eu errei? – ou simplesmente ficamos nos culpando do que foi ou deixou de ser feito.

Que tal você parar de remoer o problema em sua mente e deixar espaço para ela encontrar uma nova forma, um novo jeito; isto é, ocupe sua mente com a SOLUÇÃO e não com o problema.Mas nem sempre é tão fácil limpar a mente e deixá-la livre para encontrar soluções. Para este fim a Hipnose é uma ótima ferramenta pois enquanto ocupamos a mente consciente com algo agradável e confortável, a mente inconsciente faz o trabalho de encontrar a solução.

Aliás, solução que está “dentro” da própria mente inconsciente.Não pensem vocês que isso é uma ilusão ou uma bobagem, experimentem!Quantas vezes você já esteve hipnotizado e nem se deu conta disso? E o pior... enquanto estava em estado de transe, seu inconsciente recebeu inúmeras informações que passaram a ser verdadeiras para você. Informações e sugestões positivas e negativas.Vamos dar um exemplo:

Imagine você assistindo televisão. Um filme com fortes emoções. Você fica com os olhos fixados na tela. Sua respiração muda devido à expectativa de que algo está por acontecer. Talvez você deseje realmente que algo aconteça. Pois bem, você está em hipnose!Neste momento há alguém ao seu lado falando coisas do dia a dia, problemas, dificuldades e você nem escuta. Mas cuidado... Sua mente inconsciente captou tudo.Então, a cena acaba, e, de repente, sem nenhum motivo aparente, você se percebe sem ânimo, triste, irritado. O que será que aconteceu?Simples... Você está reagindo às “sugestões”, isto é, informações negativas dadas a você enquanto assistia ao filme.Então você discute com a pessoa que está a seu lado e ela, por sua vez, não entende nada.

Um outro exemplo:

Você acaba de tropeçar na rua e tem uma forte torção no pé. Neste momento alguém que está próximo, na maior boa vontade em querer ajudar fala para você: Cuidado! Não se mexa, senão você terá problemas sérios no pé!Devido à dor você nem escuta o que essa pessoa diz, mas agradece a ajuda e vai para casa. Passam-se dois dias, três, uma semana e nada de melhorar. Então você resolve ir ao médico que diagnostica uma luxação no tornozelo. Você fica com o pé imobilizado por duas semanas e nada de melhorar a dor. Por que será?Lembra do que aquela pessoa disse? Pois é, ficou gravado em sua mente inconsciente. Tornou-se uma verdade para você.

Com os pensamentos que ficam remoendo nossa mente é assim. Em algum momento de sua vida lhe ensinaram que você estava errado em ter feito algo. Talvez seu pai ou sua mãe, e devido ao amor que você tem por esse alguém, você aceitou a idéia que, por repetições de acontecimentos semelhantes, ficou arquivada em sua mente inconsciente e passou a ser automática a idéia de culpa. Crenças sobre o que você é ou o que deveria ser. Crenças que limitam seu desenvolvimento. Então, sempre que algo sai diferente de suas expectativas, ou pior, das expectativas dos outros, você fica remoendo os pensamentos devido à culpa oculta em sua mente. Daí surgem as dores nas costas, as alergias, as doenças psicossomáticas.

Quanta coisa, não?

Através da hipnose, pode-se reavaliar estas crenças limitantes e reformulá-las de forma que você passe a aceitar as coisas como elas são e criar outras com os pensamentos apropriados.Você pode se beneficiar da hipnose sempre que quiser, mas muitos me perguntam: Será que posso ser hipnotizado?

A resposta é simples:

PODE... desde que você se permita, pois a hipnose é um estado natural da mente que ocorre várias vezes ao dia.

Esqueçam aquilo que é mostrado na TV.

A hipnose tem diversas aplicações terapêuticas, médicas, odontológicas. Mas hipnose de palco é algo que não leva a nada, a não ser audiência. Não que seja algo falso, mas não leva a nada.

Experimente a Auto-hipnose!

Sente-se confortavelmente numa poltrona e passe a olhar um ponto qualquer. Fique olhando enquanto se concentra num som qualquer e comece a sentir-se sonolento. Isto já é o início de um processo hipnótico.

Lembre-se e guarde isso para sempre:

HIPNOSE NADA MAIS É DO QUE UM ESTADO NATURAL DA MENTE!
Que pode ser “provocado” ou auto-induzido.

E você pode se beneficiar dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário