sábado, 5 de setembro de 2009

OBESIDADE E HIPNOSE

A Hipnose com abordagem psicanalítica no tratamento da obesidade.
As “doenças” contemporâneas estão cada vez mais no foco da mídia, nas novelas, jornais e revistas. Drogas, álcool, filhos assassinos, maníacos, pedófilos e outros. Além destes transtornos mentais e de comportamento, encontramos também os transtornos alimentares como anorexia, bulimia e obesidade.
Gostaria de abordar um pouco o assunto “obesidade” dentro de alguns conceitos psicanalíticos, além de uma forma de tratamento que vem colhendo bons resultados, a qual eu chamo de “Hipnose (regressiva) com abordagem psicanalítica”.
A obesidade pode ser considerada como um sintoma que se manifesta no corpo, utilizando-o como uma linguagem para expressar um sofrimento psíquico. Esse sintoma passa a ser um substituto de uma representação inconsciente de algo que está querendo se manifestar desde tempos remotos, isto é, desde a infância do indivíduo.
A pessoa se torna obesa porque em algum período de sua vida (a psicanálise considera esse período como sendo uma fase do desenvolvimento infantil), não lhe foi permitido expressar-se, impossibilitando a realização de seu desejo. Mas o que é esse desejo?
Não podemos fugir de um paradoxo. Desejo é vazio, falta, pois caso contrário, não seria desejo!
É um desejo que NUNCA será realizado por completo, é um desejo eterno que dói e sua não realização se manifesta como um sintoma que funciona como um alívio mesmo sendo sofrimento, isto é, no caso do obeso, o indivíduo engorda para aliviar uma tensão inconsciente, indicando que o passado está presente, manifesto na obesidade.
Agora, como tratar esse sintoma? Dietas milagrosas? Remédios que viciam? Cirurgias bariátricas?
Não é assim que a psicanálise encara a questão. Não se deve atacar o sintoma, seja ele qual for, isto é, não se deve suprimi-lo, pois onde há sintoma está o sujeito verdadeiro, é no sintoma que se encontra o desejo. Devemos encarar o sintoma de frente, acolhê-lo e decifrá-lo para que o sujeito venha à tona.
E como fazer isso?
A análise psicanalítica é um caminho extremamente eficaz para o indivíduo se conhecer e saber como ele “funciona” e como o sintoma (obesidade) se instalou. Porém demanda tempo.
Sabe-se que a hipnose também é uma ferramenta muito usada no tratamento da obesidade, porém a hipnose sugestiva rodeia o sintoma e muitas vezes mas não consegue encará-lo. Nestes casos a hipnose regressiva é um ótimo caminho, e quando associado à psicanálise, traz inúmeros “insigths” que possibilitam a elaboração do sintoma, revertendo o quadro de obesidade.
Enfim, a Hipnose aliada à Psicanálise, é uma técnica que não exige que se tenha uma fé religiosa, ou crenças específicas como espiritualidade ou vidas passadas, porém não descarta nada daquilo que o cliente traz. O importante é simbolizar o conteúdo e encontrar o fio da meada que nos levará à conscientização e à elaboração do sintoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário